Beleza Suja

Março 19, 2014 § Deixe um comentário

philistines

Em agosto, o CCBB vai receber a primeira retrospectiva de Jean-Michel Basquiat (1960-1988) em terras brasileiras. A exposição incluirá 80 pinturas e 60 desenhos, que ocuparão todo o espaço do CCBB. Com curadoria do historiador de arte Dieter Buchhart, a mostra foi montada para ser exibida apenas no Brasil, onde seus primeiros trabalhos dos anos 1970 e 1980 poderão ser vistos com exclusividade.

Basquiat nasceu no Brooklyn e foi o primeiro artista negro a causar sensação na cena nova-iorquina, na década de 1970, com seus grafites que levavam o pseudônimo SAMO na assinatura. Quando SAMO morreu, nasceu Basquiat, com sua beleza suja que atraiu a atenção de Andy Warhol, Francesco Clemente e Julia Schnabel – artistas envolvidos com outros nomes da cena, como Keith Haring. Em 1980, se tornou mais conhecido quando participou do The Times Square Show, exposição que contou com a participação de vários artistas e alguns designers de moda. No mesmo ano, Basquiat conheceu Annina Nosei, que se tornou sua galerista. Hoje, Basquiat é considerado um dos artistas mais importantes do neo-expressionismo, com obras em crescente valorização no mercado – chegando a ser vendidas pelo triplo do valor inicial em leilões internacionais no ano passado.

Além da exposição no Rio de Janeiro, algumas obras farão parte da mostra “Visões da Coleção Ludwig”, que acontecerá no CCBB de São Paulo, a partir do dia 25 de janeiro. Além de Basquiat, estarão presentes também os trabalhos de Picasso, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Tom Wesselmann, Claes Oldenburg, Jasper Jones e outros. Essas obras pertencem à coleção particular do empresário alemão Peter Ludwig, um grande colecionador de arte que contribuiu para o avanço da pop art e dono da maior coleção particular de Picasso do mundo. A exposição receberá 74 obras e ficará em cartaz até dia 7 de abril.

 

*Texto escrito originalmente para Noo Mag.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Beleza Suja at Camila Felix.

meta

%d bloggers like this: